Responsabilidade Socioambiental

Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental

Instituto Estre - Responsabilidade Socioambiental

O Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental é uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), criada em 2006 pela Estre Ambiental, com o papel de desenvolver programas de responsabilidade social que disseminassem os valores de sustentabilidade, principalmente no que diz respeito aos resíduos gerados pelo homem, suas causas e suas consequências. O Instituto l foi criado para atender a demanda por visitas da comunidade aos aterros sanitários da Estre Ambiental. O trabalho realizado evoluiu de tal maneira que extrapolou as fronteiras iniciais, superando as expectativas mais otimistas que justificaram sua fundação, tendo se transformado em uma organização sólida, tomada como referência em seu setor, reconhecida por seus parceiros públicos, como secretarias de educação de diversos municípios paulistas e parceiros institucionais, como o GIFE e o Instituto Ethos. Saiba Mais.

Missão:

“Estimular a mudança de atitudes em relação ao meio ambiente e a sociedade através da educação, com o intuito de melhorar a qualidade de vida para a atual e as futuras gerações.”

Áreas de atuação: Resultados de 2008 a 2012:

Relações com as comunidades

A Estre trabalha para melhorar a qualidade de vida das comunidades onde atua, promovendo a conscientização e o engajamento das pessoas destas regiões em questões sociais e ambientais. Promove diagnósticos periódicos para entender os problemas e expectativas destas populações, participa de reflexões e da busca por soluções para as causas encontradas.

Da interação Estre – comunidade temos como resultado dezenas de projetos e eventos sociais, culturais e esportivos, além da propagação do tema do descarte responsável do lixo - principal compromisso da empresa- e do consumo consciente. Para a Estre, lixo é só o começo de muitas oportunidades, a começar pelo fortalecimento da educação ambiental.


Principais projetos desenvolvidos:

Motorista Consciente

Programa de conscientização dos motoristas de caminhão responsáveis pelo transporte de resíduos aos Centros de Gerenciamento de Resíduos da empresa, com o intuito de conscientizar estes profissionais sobre a responsabilidade de se dirigir de forma segura e consciente e de manter limpas as vias de tráfego.

Tempo de Aprender

O Tempo de Aprender é um programa de desenvolvimento de nossos colaboradores que promove a escolarização por meio da oferta gratuita de alfabetização (ensino fundamental e médio ), além de ampliar os horizontes do conhecimento com cursos com temáticas socioambientais. Assim, prepara melhores cidadãos e contribui com a construção de uma sociedade mais desenvolvida e humana.

Ponto Vivo

Projeto que transforma os pontos críticos de acúmulo de resíduos de Maceió em Pontos Vivos, arborizados e protegidos. Para isso, são realizados trabalhos de educação ambiental com a comunidade e com os carroceiros da região, além de serem criados locais de recebimento de entulho.

Pimp Nosso Ecoponto

O Projeto visa incentivar os moradores e catadores de lixo de São Paulo a utilizar os Ecopontos instalados pela cidade que, por meio deste projeto, são revitalizados com grafites de artistas. Lá os catadores da região têm suas carrocinhas reformadas, grafitadas com diversos temas e equipadas com itens de segurança, além de poderem desfrutar de serviços como cabeleireiro e barbearia, entre outros. Assim, cria-se uma parceria que incentiva os catadores a levarem os entulhos e materiais inservíveis que coletam para os Ecopontos. Também, estimula-se a colaboração entre os moradores da região e os carroceiros para garantir que o lixo seja destinado de maneira correta, nos Ecopontos, deixando a comunidade mais limpa.

Projetos Apoiados

Varre Vila

Varre Vila

Projeto criado por uma comunidade da Zona Leste de São Paulo para promover a limpeza dos bairros e acabar com os espaços transformados em depósitos de lixo e entulho, apoiado pela Estre. Este modelo de parceria entre a comunidade e as empresas de limpeza pública é um modelo sustentável de limpeza urbana inédito no país.

Pimp My Carroça

O Pimp my Carroça é uma iniciativa concebida pelo artista plástico e grafiteiro Thiago Mundano, com o intuito de questionar o descaso da sociedade em relação aos catadores de lixo e também para falar sobre o desperdício diário de incontáveis toneladas de materiais recicláveis que vão para o lixo comum. A Estre apoia este projeto através de uma parceria com a ONG Parede Viva no desenvolvimento do Projeto Pimp Nosso Ecoponto, uma união dos dois projetos para deixar a cidade mais limpa. http://pimpmycarroca.com/


Movimento Limpa Brasil (Let’s do it!)

Este projeto foi baseado em uma ideia que nasceu na Estônia e já atingiu quase 20 países. Trata-se de um movimento de cidadania e cuidado com o meio ambiente que visa incentivar a reflexão e a mudança de atitude dos cidadãos em relação ao hábito de jogar o lixo fora do lixo. A principal meta é despertar em cada indivíduo o senso de responsabilidade pelos resíduos que ele produz diariamente, incentivando seu o engajamento para limpar as cidades e o mais importante, para mantê-las limpas. Em 2012 a Estre foi patrocinadora nacional desse movimento, tendo apoiado mutirões em 16 cidades, com 117.100 voluntários e 1.201 toneladas de lixo recolhidos.


Cooperlínia do Brasil ( Paulínia SP )

Cooperlínia Ambiental do Brasil

A Cooperlínia Ambiental do Brasil, localizada no Centro de Gerenciamento de Resíduos de Paulínia, segrega anualmente cerca 3.000 toneladas de resíduos recicláveis (de origem residencial e industrial), gerando trabalho e renda para 40 famílias. Trata-se da única cooperativa de triagem do mundo a conquistar a certificação ISO 14.001:2004. Saiba mais no site - www.cooperlinia.coop.br


Cooperativa Reviravolta ( Nossa Senhora do Socorro – SE )

Com o fechamento do Lixão da Palestina na cidade de Nsa. do Socorro - Sergipe, em fevereiro de 2013, 35 catadores que trabalhavam lá, ficaram sem sua fonte primordial de renda. Para ajudar estas pessoas, a Estre em parceria com a Prefeitura Municipal de Sergipe está desenvolvendo o projeto de inclusão social da Cooperativa Reviravolta, de forma a garantir um trabalho organizado e profissional a essas pessoas através da implantação da coleta seletiva na cidade e da instalação de um galpão de triagem de resíduos. A Cooperativa Reviravolta receberá capacitação para gestão administrativa da Cooperlínia (outra cooperativa apoiada pela Estre) por um ano.

Centros de Educação Ambiental – CEA’s Instituto Estre

O Programa de Oficinas Pedagógicas do Instituto Estre nos Centros de Educação Ambiental propõe a abertura de um espaço para que professores e alunos discutam sobre o consumo e o lixo, temas fundamentais da educação ambiental.


O Programa compreende em três etapas distintas de trabalho:

Este programa acontece nos Centros de Gerenciamento de Resíduos da Estre, onde escolas de ensino médio e fundamental realizam seus estudos do meio, práticas que possibilitam ao aluno vivenciar determinados temas que serão estudados ou estão sendo estudados no momento em sala de aula, desenvolvendo-os fora do ambiente escolar.


Atualmente essa atividade é desenvolvida nas seguintes unidades::

Mais informações no site www.institutoestre.org.br