QUEM SOMOS

SOBRE A ESTRE

A Estre é a maior empresa de serviços ambientais do Brasil. Ela limpa a sua cidade, tira o lixo da sua casa, cuida dos resíduos industriais resultantes dos produtos que você consome dando o destino mais seguro ao lixo, seja em aterros sanitários ou transformando o lixo em matéria-prima e energia para a produção de novos bens.

Enquanto a maioria ainda trata o lixo como resultado final da cadeia de produção ou consumo, a Estre enxerga o lixo como ponto de partida para uma série de oportunidades. A empresa oferece importantes soluções no gerenciamento de resíduos: transforma lixo em energia por meio da usina de geração de energia elétrica a partir de biogás no aterro de Guatapará (SP) e por meio da produção do Combustível Derivado de Resíduos (CDR); é especialista em manufatura reversa, processo que reaproveita mais de 85% do lixo eletrônico; recicla materiais de construção civil; e usa tecnologia de micro-ondas e desativação eletrotérmica para tratamento e destinação de lixo hospitalar, reduzindo em até 70% o volume de resíduos sem poluir a atmosfera. Entre seus serviços, também há a descontaminação de solos por biorremediação.

Em todos os seus Centros de Gerenciamento de Resíduos (CGR), a Estre tem uma estrutura destinada à triagem de materiais recicláveis, que contribui para a preservação do meio ambiente e inclusão social. Os CGRs da empresa têm impermeabilização do solo, drenagem e tratamento de líquidos percolados (chorume), captação de águas pluviais e sistema de remoção e queima dos gases do efeito estufa – considerado entre os mais eficientes do mundo.

São 13 aterros sanitários, 5 estações de transbordo, 3 unidades para tratamento e destinação final de resíduos hospitalares, 2 operações de coprocessamento, 2 unidades de reciclagem e outras 2 de geração de energia a partir da queima do biogás, além de uma estação de tratamento de efluentes.


Nossa Crença

O lixo tem sido historicamente associado à sobra, ao indesejável, ao que resta quando um ciclo de produção ou de consumo termina.

O mundo ainda trata o lixo como o final. Mas, para a Estre, lixo é só o começo. É o começo de uma série de oportunidades: ambientais, tecnológicas, econômicas, sociais e comportamentais.

A partir do lixo podem ser geradas novas formas de combustível, novos insumos produtivos e novos empregos.

A conscientização de que lixo é só o começo transforma a sociedade por inteiro, dos produtores aos consumidores, das famílias às empresas, do setor público ao setor privado. Transformam-se comportamentos, políticas e leis. Transforma-se a própria noção de cidadania.

Quando se discutem as consequências do progresso em termos de sustentabilidade e de responsabilidade ambiental, o lixo é um tema central, quase sempre tratado como vilão. Fazer do lixo um aliado do progresso – e não sua consequência indesejável– é a crença fundamental da Estre.