RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE – RSS

Os serviços de assistência à saúde humana ou animal geram resíduos potencialmente infectantes, que podem ser prejudiciais não só ao meio ambiente, mas também à saúde. Esses resíduos exigem uma destinação adequada, que atenda normas rigorosas de descaracterização e descontaminação. Os geradores desses resíduos são hospitais, clínicas e consultórios médicos, odontológicos e veterinários, laboratórios de análises clínicas, hemocentros, postos de saúde, farmácias, serviços de estética e tatuagem, entre outros.

Devido à sua característica, este tipo de resíduo deve receber um tratamento diferenciado desde a coleta até a destinação final.

A Estre realiza a coleta, transporte, tratamento e destinação final adequada para todos os grupos de resíduos relacionados na ANVISA RDC 306/04 e CONAMA 358/05, exceto Grupo C – Rejeitos radioativos.

COLETA E TRANSPORTE

A coleta e transporte dos resíduos de serviço de saúde já acondicionados pelo gerador de acordo a sua classificação, são realizadas por veículos devidamente identificados e capacitados pelo INMETRO para o transporte adequado desses resíduos, de acordo com a ABNT NBR 12810:2016 e ABNT NBR 9735:2016.

CONTATO COMERCIAL

comercial@estre.com.br

TRATAMENTO

Autoclave, um processo de esterilização a vapor dos resíduos do grupo A1, A4 e E, no qual se aplica vapor saturado sob pressão superior à atmosfera com a finalidade de se obter a esterilização do resíduo. Consiste em um sistema de alimentação sob determinadas condições de pressão, que conduz os resíduos até uma câmara estanque onde é feito vácuo e injetado vapor d’água a uma temperatura que varia de 130 a 140°C. Os resíduos devem permanecer na câmara durante um determinado tempo até se tornarem estéreis.

Microondas, uma tecnologia de tratamento térmico a uma temperatura que varia de 90 a 98ºC, onde promove a desinfecção dos resíduos do grupo A1, A2, A4 e E, por meio da exposição dos resíduos a ondas eletromagnéticas de alta freqüência (microondas), eliminando eventual contaminação microbiológica. Este sistema também promove a descaracterização e a redução do volume dos resíduos tratados.

Incinerador, um processo de tratamento térmico a uma temperatura que varia de 800 a 1200ºC, esse sistema também é empregado no tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde, na sua grande maioria no tratamento de Carcaças Animais – Grupo A2, A4, Peças Anatômicas – Grupo A3 e Grupo B, reduzindo o peso e volume através da combustão controlada. As cinzas geradas nesse processo são encaminhadas para Aterros Licenciado Classe I.

 

TIPOS DE RESÍDUOS TRATADOS

DESTINADO PARA ATERRO CLASSE I E/OU INCINERAÇÃO
DESTINADO PARA INCINERAÇÃO
DESTINADO PARA RECICLAGEM E/OU ATERRO CLASSE II
TRATAMENTO POR AUTOCLAVE E OU MICROONDAS
TRATAMENTO POR AUTOCLAVE E/OU MICROONDAS
TRATAMENTO POR AUTOCLAVE E/OU MICROONDAS.
TRATAMENTO POR MICROONDAS

UNIDADES

Curitiba - João Bettega

Curitiba - João Bettega

Endereço:
Rua João Bettega - 5480 - CIC - CURITIBA - PR - 81350-000
Telefone:
(41) 2141-6400
Empresas:
Cavo
Serviços:
  • Varrição
  • Limpeza Urbana
  • Coleta Pública
  • Coleta Privada
  • Gerenciamento de Resíduos
  • Resíduos de Serviços da Saúde

Unidade Itaboraí

Itaboraí

Endereço:
Estrada de Itapacorá, 10 - Badureco - Itaboraí - RJ - 24813-231
Telefone:
(21) 2736-2461
Empresas:
Estre
Serviços:
  • Aterro Sanitário classe II
  • Gerenciamento de Resíduos
  • Resíduos de Serviços da Saúde

Unidade Ribeirão Preto

Ribeirão Preto

Endereço:
Avenida Thomaz Alberto Whatelly, 5005 - anexo X - Jardim Aeroporto - Ribeirão Preto - SP - 14078-900
Telefone:
(16) 3514-5600
Empresas:
Estre
Serviços:
  • Varrição
  • Limpeza Pública
  • Coleta Pública
  • Resíduos de Serviços da Saúde

EMPRESAS DO GRUPO