PROJETOS SOCIAIS E RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE

PROJETOS SOCIAIS E RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE

O cuidado no relacionamento com as comunidades aonde a Estre atua é um valor essencial do negócio. A Empresa desenvolve e apoia uma série de projetos sociais, divididos em quatro grandes áreas:

• Capital Humano
• Capital Social
• Empreendedorismo Social
• Capital Institucional

CAPITAL HUMANO


Portas Abertas

No seu relacionamento com as comunidades do entorno de seus empreendimentos, o Grupo Estre oferece atividades de desenvolvimento humano, promovendo educação, lazer e cidadania.
Além disso, esclarece essa população acerca das vantagens dos aterros em relação aos lixões, dos problemas decorrentes da operação do empreendimento e de todas as medidas implantadas para minimizá-las.
O relacionamento é feito através de uma postura participativa, estimulando a formação de cidadãos com visitas aos aterros, eventos esportivos, festas na comunidade, reuniões, oficinas, entre outros.

Ação Pedágio Ambiental

Blitz na balança após a abordagem dos caminhões na passagem pela balança do aterro – que inclui uma check list realizada por monitores capacitados – informa-se às empresas prestadoras de serviço sobre os problemas encontrados e solicita-se soluções. Dessa forma, busca-se conscientizar os motoristas sobre a manutenção dos caminhões, evitando prejuízos ao meio ambiente e à população. Além disso, se reforça a importância de se seguir os procedimentos da Estre referentes ao processo de transporte e entrega de resíduos no aterro.

Programa Motorista Consciente

Este programa promove a minimização de riscos e impactos do tráfego causados pelas atividades do Grupo Estre. Nele, busca-se sensibilizar motoristas da Estre e terceirizados e assim diminuir o risco de acidentes, de problemas com limpeza das vias e ainda aumentar a preservação ambiental e demonstrar a preocupação da empresa com a segurança dos moradores e com os impactos ambientais do negócio.

Projeto Tempo de Aprender

É um programa de desenvolvimento de nossos colaboradores, que promove a escolarização por meio da oferta gratuita de alfabetização, ensino fundamental e médio, além de proporcionar a abertura dos horizontes do conhecimento por meio de cursos complementares com temáticas socioambientais. Formação básica: alfabetização, ensino fundamental e ensino médio. Onde: Curitiba, São Paulo, Ribeirão Preto e Maceió. Em implantação: Taboão da Serra, São José dos Campos, Aparecida de Goiânia e Salvador.

 

CAPITA SOCIAL


Conscientização, engajamento e empoderamento comunitário são os motores dessa frente. Nos programas Varre Vila (São Paulo) e Varre Grota (Maceió), a comunidade se envolve na gestão da limpeza de seus bairros, com garis do bairro contratados e com a própria população se organizando e cuidando para que o lixo nunca esteja na rua e saia direto das casas para a coleta.

Esses projetos de educação ambiental e engajamento de comunidades buscam empoderar lideranças comunitárias com informação e capacitação, a fim de que promovam a conscientização da população sobre a limpeza, a qualidade de vida e a cidadania.

Além disso, buscam melhorar a qualidade dos nossos serviços por meio da participação das comunidades e, ainda, estreitar a relação com elas, entendendo suas dinâmicas para buscar soluções de carências, problemas e conflitos.

EMPREENDEDORISMO SOCIAL


Capacitação e Desenvolvimento de Cooperativas de Reciclagem

Criada em 2002 na cidade de Paulínia (SP), a Cooperlínia Ambiental do Brasil – Cooperativa de Trabalhadores da Área de Gestão, Desenvolvimento, Execução de Serviços e Comercialização de Produtos Recicláveis e Reciclados, tornou-se referência em sua área de atuação, no Brasil e no exterior. Em 2004, conquistou o ISO: 14001, sendo a primeira cooperativa de reciclagem do mundo a conquistar essa certificação. Atualmente com 45 associados, segrega mensalmente 280 toneladas de resíduos domésticos e industriais.

Assessoria Técnica

O Grupo Estre não só incentiva como presta assessoria para a formação de cooperativas de reciclagem. Oferece desde palestras sobre Educação Ambiental e Cooperativismo até mesmo a constituição ou reestruturação de cooperativas de triagem e projetos de unidades de triagem, além da elaboração, implantação e desenvolvimento de procedimentos de trabalho para as cooperativas e diagnósticos de resíduos sólidos de municípios. Atualmente estão em andamento os seguintes projetos:

• Nova unidade da Cooperlínia em Paulínia: triplicará produção

• Cooperativa Reviravolta – Nossa Sra. do Socorro – Sergipe

• Formação de Cooperativa em Piratininga (SP) – Unidade CGR Piratininga

• Avaliação de Cooperativas do Município de Bauru (SP)

• Formação de Cooperativa em Rosário do Catete (SE) – Unid. CGR Sergipe

CAPITAL INSTITUCIONAL


O Grupo Estre busca o constante fortalecimento da gestão pública de resíduos sólidos e de organizações da sociedade civil locais, com aporte de conhecimento técnico e gerencial.